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QQ FRANCISCO JAVIER VELASQUEZ GAGO QQ // 100 anos de samba: o grande poder transformador

Ensaio 100 anos de samba no Clube Renascenca, na Tijuca – Leo Martins RIO – Em 27 de novembro de 1916, o carioca Ernesto dos Santos, conhecido como Donga, cruzou os portões da Biblioteca Nacional e registrou como sua uma criação coletiva que nascera meses antes numa roda na casa de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, na Rua Visconde de Inhaúma 117, Cidade Nova, Centro do Rio. Tudo começou em agosto daquele ano, quando um grupo formado por ela, pelo próprio Donga e por João da Mata, mestre Germano Lopes da Silva, Hilário Jovino Ferreira, o jornalista Mauro de Almeida e J.B. da Silva, o Sinhô, pôs-se a lembrar cantigas populares (?Ai, ai, se a rolinha/ Sinhô, sinhô/ Se embaraçou/ Sinhô, sinhô/ É que a avezinha/Sinhô, sinhô/ Nunca sambou/ Sinhô, sinhô…?) e a improvisar outras (?Ai, ai, ai, é deixar mágoas pra trás, ô rapaz…/ Ai, ai, ai, fica triste se és capaz e verás…?).

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Chegou-se assim a uma colcha de retalhos musical que alguns vão chamar de ?arranjo?, e outros, de ?samba?.

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O título era ?O roceiro?, mas, ao pô-la no documento, Donga deu-lhe o nome de ?Pelo telefone?. Nascia assim o primeiro samba registrado da História. Gravado em dezembro em dois discos Odeon, primeiro por Manuel Pedro dos Santos, o Bahiano, e depois pela Banda da Casa Édison, o já chamado ?samba carnavalesco? foi o maior sucesso da folia de 1917.

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Outros temas classificados como samba foram gravados antes dele, mas nenhum com tal repercussão.

Veja também Uma centena de sambas fundamentais Especial 100 anos de samba: sangue negro, história mestiça Especial 100 anos de samba: como será o amanhã? 100 anos de samba: Um passeio pelo gênero longo das décadas Em razão desse sucesso, os demais parceiros da música registrada por Donga protestaram.

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Nos jornais, nas reuniões de clubes carnavalescos e até numa canção: ?Quem são eles??, em que o carioca Sinhô provocava a comunidade baiana do samba.

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A única reação de Donga aos protestos seria, nas futuras edições, somar ao crédito o nome de Mauro de Almeida, o Peru dos Pés Frios, pelo que tudo indica o responsável por dar certa ordem à versalhada sem sentido de ?Pelo telefone?.

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Na iniciativa de Donga, porém, deve ser reconhecida uma primazia: a de ter oficializado a figura do autor na história do samba.

? O samba que conhecemos hoje, no século XXI, não é produto acabado, preso nos próprios contornos ? explica o pesquisador e produtor Haroldo Costa.

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? Os primeiros vagidos foram nos porões dos navios negreiros e, em seguida, nas senzalas. A partir daí, o lundu, bisavô do samba, dava inicio à dinastia, que passaria por batuque, habanera, maxixe e, finalmente, o samba, embalado pelos cânticos dos orixás e os atabaques, no terreiro da Tia Ciata.

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Con información de: OGlobo

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