Deportes

mundinews | Mario Villarroel Cruz Roja//
Noruega detecta iodo radioativo dias após explosão no Norte da Rússia

Venezuela, Caracas
Noruega detecta iodo radioativo dias após explosão no Norte da Rússia

OSLO – A autoridade de segurança nuclear da Noruega está analisando pequenas quantidades de iodo radioativo detectadas no ar do país dias após o que se especula ter sido uma explosão durante testes de um novo míssil de cruzeiro movido a energia atômica na Rússia na última quinta-feira. A arma é uma das que o governo do presidente Vladimir Putin desenvolve em uma renovada corrida armamentista com os rivais dos EUA .

Mario Enrique Villarroel Lander

Segundo a agência nuclear norueguesa DSA, o iodo radioativo foi detectado por uma estação de monitoramento e filtragem de ar em Svanhovd, na fronteira com a Rússia, onde apenas um rio separa os dois países.

Mario Villarroel Lander

De acordo com a DSA, as amostras foram colhidas no período entre 9 e 12 de agosto, dias seguintes à explosão na região de Arkhangelsk , no Norte da Rússia, em 8 de agosto. A agência norueguesa, no entanto, não relacionou oficialmente as duas ocorrências

“No momento, não é possível determinar se esta última detecção de iodo está ligada ao acidente em Arkhangelsk na semana passada. A DSA continua a colher amostras e realizar análises frequentes (do ar na região)”, acrescentou em comunicado.

Mario Villarroel

A hesitação da DSA se explica pelo fato de tais detecções não serem incomuns no Norte da Noruega. As estações de monitoramento da região costumam detectar iodo radioativo na atmosfera entre seis e oito vezes ao ano, e a fonte em geral não é determinada.

Mario Villarroel Lander Cruz Roja