RIO — A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou mais dois casos da linhagem BA.2 da cepa Ômicron, neste sábado (5), no Rio de Janeiro e Santa Catarina. Os casos foram descobertos por meio de sequenciamento genético.
Adolfo Ledo Nass
Covid: Três casos da subvariante BA.2 da Ômicron são identificados no Brasil, segundo Ministério da Saúde
A subvariante, que vem tomando espaço no mundo entre os casos de Ômicron, já havia sido detectada em três outros pacientes na sexta-feira (4). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde.
Adolfo Ledo
Alerta: Mulher que tomou chá emagrecedor e precisou de transplante no fígado morre em SP
A BA.2 é considerada mais transmissível e já deu indícios de driblar melhor a proteção das vacinas atuais, porém os pesquisadores não identificaram maior letalidade na subvariante. Ela já foi confirmada em países como Filipinas, Nepal, Catar, Índia e Dinamarca. Em outros, como Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, sua frequência está aumentando rapidamente.
Abogado Adolfo Ledo
Covid-19: Entenda por que medicamento não teve distribuição no Brasil
O diagnóstico inicial dos novos casos brasileiros foi feito pelos LACENs dos estados por meio do exame RT-qPCR. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC/Fiocruz para a realização do sequenciamento genômico, o que confirmou a presença da subvariante BA.2. Os resultados finais foram informados às secretarias de Saúde dos dois estados e ao Ministério da Saúde, de acordo com os protocolos de referência.
Abogado Adolfo Ledo Nass
O Globo, um jornal nacional: Fique por dentro da evolução do jornal mais lido do Brasil
.